Ir para o conteúdo
Logo NIC.br Logo CGI.br

Sobre o TOP - Teste os Padrões

O que é o TOP - Teste os Padrões?

O TOP ajuda você a verificar se a Internet que utiliza está seguindo os padrões técnicos internacionais mais modernos. Você sabe se o site, e-mail ou conexão à Internet que você utiliza segue esses padrões técnicos mais modernos e confiáveis de Internet? E se eles não os seguem, o que você pode fazer a respeito?

Quem está por trás do TOP?

A ferramenta de testes TOP foi adaptada pelo NIC.br utilizando como base o site Internet.nl, que é uma iniciativa da holandesa Internet Standards Platform. A Internet Society também recomenda a utilização do Internet.nl para testar como os servidores web, de e-mail e os serviços de acesso à Internet atendem aos padrões abertos mais recentes de Internet. O objetivo é aumentar o uso dos padrões modernos de Internet para tornar a Internet mais acessível, segura e confiável para todos.

O que são os padrões técnicos de Internet?

Para trocar dados entre computadores em todo o mundo, precisamos de acordos internacionais sobre como os computadores falam uns com os outros. São, de certa forma, os "plugues e tomadas" digitais que interligam tudo. Esses acordos são chamados de padrões técnicos de Internet ou protocolos de Internet. Um exemplo é o SMTP, um protocolo bem conhecido para o envio de e-mail. O núcleo técnico da Internet é invisível e desconhecido para a maioria dos usuários. No entanto, ele é fundamental para uma Internet que funcione hoje e no futuro.

Por que é importante adotar os padrões técnicos atualizados?

Os padrões técnicos originais de Internet datam das décadas de 70 e 80, quando o número de usuários de Internet era pequeno. Atualmente, existem mais de três bilhões de usuários em todo o mundo! E essas pessoas usam cada vez mais a Internet para transações confidenciais e muitas vezes envolvendo altos valores. Os padrões antigos não conseguem atender a esta escala de crescimento nem aos modernos requisitos de segurança. Por exemplo, os criminosos estão violando o padrão SMTP para falsificar o endereço do remetente de e-mails. Isto significa que temos que começar a usar padrões novos mais inteligentes que mantenham nossa Internet confiável. A boa notícia é que estes padrões técnicos modernos de Internet estão disponíveis.

O Brasil está assumindo a liderança no uso dos padrões técnicos modernos de Internet?

Infelizmente, ainda não é o caso. Mesmo em um país com uso intensivo de Internet, usamos muitos padrões técnicos ultrapassados que ficam aquém da confiabilidade necessária. Não utilizar esses padrões técnicos modernos é um risco para o usuário individual de Internet, mas também para a economia do país e para o mundo em geral, portanto, faça sua parte, e ajude a melhorar a Internet tendo a certeza de utilizar os padrões técnicos modernos.

Quem deve agir de acordo com os padrões técnicos modernos de Internet?

Nossos provedores de acesso, de hospedagem e de e-mail devem se encarregar de implementar os padrões técnicos modernos de Internet e configurá-los corretamente. Os resultados dos testes mostram alguma deficiência? Neste caso, envie uma mensagem a respeito ao(s) seu(s) provedor(es). Se você é o responsável pela própria conexão à Internet, servidor web ou de e-mail, você mesmo deverá se encarregar das configurações corretas.


Apoiadores